Truste.

O truste é a fusão de duas ou mais sociedades empresárias, podendo ser do mesmo ramo ou de ramos diferentes, tendo como finalidade dessa fusão a dominação de mercado perante as outras concorrentes. Nessa fundição, que não é lícita dentro do direito brasileiro, ocorre o enfraquecimento das concorrentes e atinge diretamente o consumidor, pois atinge o princípio da livre iniciativa.  A livre concorrência deve ser obedecida, pois os empresários que estejam atuantes com suas atividades, podem perfeitamente utilizar todos os recursos lícitos para que desenvolvam da melhor maneira possível sua atividade econômica.

 

O truste é a fusão de duas ou mais sociedades empresárias, podendo ser do mesmo ramo ou de ramos diferentes, tendo como finalidade dessa fusão a dominação de mercado perante as outras concorrentes.

 

Nessa fundição, que não é lícita dentro do direito brasileiro, ocorre o enfraquecimento das concorrentes e atinge diretamente o consumidor, pois atinge o princípio da livre iniciativa. 

 

A livre concorrência deve ser obedecida, pois os empresários que estejam atuantes com suas atividades, podem perfeitamente utilizar todos os recursos lícitos para que desenvolvam da melhor maneira possível sua atividade econômica.